O NURES visitou novamente a sede da associação quilombola Rincão da Faxina, na zona rural de Piratini. Foi quarta feira, dia 09. O objetivo desse encontro foi de acompanhar o andamento das estratégias de desenvolvimento social alinhavadas no encontro anterior (leia mais aqui).
Foram levantadas como necessidades mais urgentes algumas demandas como: patrulha rural, capacitações e cursos. Foi muito lembrado ainda as necessidades médicas e odontológicas da população. Falou-se também em cursos sobre piscicultura, plantas medicinais e cooperativismo.
Foi proposto um "dia de campo", na EMBRAPA, para ser realizado mês de maio. A ideia é que a população do rincão tenha acesso à tecnologias voltadas à agricultura familiar tendo o intuito de capacitar os produtores rurais e melhorar a sua produção. Serão feitas, também, visitas à pequenas propriedades agroecológicas. Acredita-se que seja uma experiência ideal, pois são realidades muito parecidas com a dos quilombolas. Além disso, as tecnologias de produção utilizadas nessas fazendas são desenvolvidas a partir da realidade do agricultor familiar. É um conhecimento tradicional desenvolvido por gerações de pequenos agricultores.
O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente. O Nures apresenta, anualmente, um plano de ação que integra a agenda Institucional e a agenda da Rede Nacional de Mobilização Social, articulando com Setor de Gestão de Pessoas, Comitê Local de Gestão Ambiental e Núcleo de Gestão da Qualidade. Coordena o Programa Embrapa & Escola e participa dos programas de equidade de gênero e raça, que atinge os 353 empregados, 210 estagiários e os 24 terceirizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário