O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente. O Nures apresenta, anualmente, um plano de ação que integra a agenda Institucional e a agenda da Rede Nacional de Mobilização Social, articulando com Setor de Gestão de Pessoas, Comitê Local de Gestão Ambiental e Núcleo de Gestão da Qualidade. Coordena o Programa Embrapa & Escola e participa dos programas de equidade de gênero e raça, que atinge os 353 empregados, 210 estagiários e os 24 terceirizados.

terça-feira, 16 de julho de 2013

NURES visita o departamento de Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras



            Nos dias 2 e 3 de julho a secretaria executiva do COEP - Pelotas esteve no departamento de Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras, para acertos finais da parceria entre a estatal brasileira e a Associação de Vilas Reunidas FRAGET. O projeto possibilitará ao empreendimento melhorar sua estrutura física e capacitar seus trabalhadores.

            Sendo o FRAGET uma iniciativa econômica que atua no setor da triagem de resíduos sólidos, o projeto visa fortalecer os empreendimentos de economia solidária organizados em grupos e cooperativas de geração de renda da Associação. Espera-se capacitar os trabalhadores enquanto novos empreendedores em gerencia administrativa (autogestão, produção, comercialização e liderança) para gerar mais renda e ampliar as oportunidade de trabalho para redução da pobreza.
            Está previsto no projeto recurso para prover o FRAGET com equipamentos, entre eles maquinário e um meio de transporte dos resíduos, visando melhorar o processo produtivo dos grupos envolvidos com o aumento da renda e qualidade nas condições de trabalho. Além da qualificação do espaço físico existente, será feito investimento na capacitação dos trabalhadores, com a compra de ferramentas de informática. 
            Além do trabalho com os resíduos, o projeto irá promover a inclusão do grupo de catadores e dos grupos de artesanato e corte e costura da Associação no processo de educação empreendedora e de gestão.
            Com a promessa de geração de renda, sem alguma vinculação política ou religiosa, sem distinção de gênero ou raça, o projeto irá organizar os cooperados para ampliar e qualificar suas atividades referentes à coleta e reciclagem de resíduos, costura, e customização, bem como a produção de artesanato, fortalecendo esta iniciativa de economia solidária das comunidades de Pelotas.  
            No sábado, dia 6, a proposta foi apresentada para a comunidade que está gerando grandes expectativas sobre as mudanças que visamos obter com os recursos da Petrobrás”, ressaltou Diná Bandeira, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da EMBRAPA, que está assessorando a Associação na elaboração do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário