O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente. O Nures apresenta, anualmente, um plano de ação que integra a agenda Institucional e a agenda da Rede Nacional de Mobilização Social, articulando com Setor de Gestão de Pessoas, Comitê Local de Gestão Ambiental e Núcleo de Gestão da Qualidade. Coordena o Programa Embrapa & Escola e participa dos programas de equidade de gênero e raça, que atinge os 353 empregados, 210 estagiários e os 24 terceirizados.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Núcleo de Responsabilidade Social da Embrapa Clima Temperado em 2013




O Nures da Embrapa Clima Temperado foi criado em 2007, com a atribuição de promover a gestão de Responsabilidade Social na Unidade. O trabalho do NURES consiste em desenvolver estratégias de motivação e mobilização para os empregados participarem em projetos sociais. Além disso, incentiva o trabalho voluntário entre os mesmos. É nesse setor que se articula parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social.

Durante o ano de 2013, o NURES incentivou a equidade racial, religiosa e de gênero na empresa. Através de apoio ao Programa Pro Equidade de Gênero, Raça e Religião desenvolveu-se uma campanha incentivando a auto declaração racial. O NURES atuou também na organização da Semana da Qualidade de Vida e Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.  

Outro forte eixo de atuação foi no Programa Embrapa & Escola. Recebemos durante o ano de 2013 cerca 14 escolas, em torno de 1400 estudantes. Para eles, foram oferecidas visitas às unidades. Nessas visitas, conversamos com as crianças sobre a importância da pesquisa agropecuária na vida de todo brasileiro. A visita tem o intuito de aumentar o relacionamento entre o meio rural e os jovens urbanos.
Atuamos também junto ao Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (COEP). Ocupamos a secretaria-executiva do COEP, estando à frente de uma serie de mobilizações. Além disso, mobilizamos e articulamos a criação do primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil da Zona Rural, aqui na cidade de Pelotas, envolvendo a população da Colônia num processo de construção da comunidade.
Continuamos dando importância para a comunicação, entendendo que os meios de comunicação são instrumentos para potencializar lutas, mantivemos o programa semanal do COEP na RádioCom, utilizando-o como aritificio para conhecer e apresentar os mobilizadores sociais da cidade.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Programa Embrapa & Escola no ano de 2013



O Programa Embrapa & Escola envolve ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes sobre a importância da ciência e da tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro. Além disso, visa aumentar o contato dos jovens com o meio rural, explicitando as suas relações com o meio urbano e com o dia a dia da população.



Durante o ano de 2013 o Programa Embrapa & Escola atendeu 14 escolas, em torno de 1400 crianças. Nas visitas realizadas, os estudantes vão até a Embrapa e conhecem as instalações. Nos laboratórios e nas estufas são recebidos por funcionários que explicam o funcionamento e a relevância do trabalho.




Além das visitas e das palestras, o programa visou assessorar as escolas interessadas em realizar atividades extracurriculares em parceria com a Embrapa. Assim, o Nures presta assessoria a projetos pedagógicos de escolas, professores e estudantes.




As visitas são realizadas de forma temática, com a visita guiada em torno dela. Um desses temas foi, por exemplo, a segurança alimentar. Foi explicada a importância dos alimentos saudáveis, consumo de frutas, legumes e hortaliças. Além desse assunto, tratamos dos cuidados com o meio ambiente, dando ênfase no trato dos resíduos sólidos, na separação e reciclagem do lixo. Também demos atenção à questão da água, levantando os trabalhos de pesquisa com fossas sépticas. Além desses temas, falamos sobre cidadania e segurança no trabalho.




A abrangência da atuação envolveu a rede educacional dos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre, Canguçu e Arroio Grande.



.