A Unidade Sede da Embrapa Clima Temperado recebeu um grupo de educadores de oito colégios da região de Pelotas para ampliar e reforçar
o número de instituições de ensino que participam do projeto Embrapa & Escola. Os profissionais
visitaram as instalações na Sede e tiveram acesso às tecnologias que a Empresa
fomenta. Para a coordenadora do Núcleo
de Responsabilidade Social, Diná Bandeira, o projeto estimula o caráter social
da Embrapa, atuando diretamente no processo educativo, em especial, das instituições
as públicas.
O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente. O Nures apresenta, anualmente, um plano de ação que integra a agenda Institucional e a agenda da Rede Nacional de Mobilização Social, articulando com Setor de Gestão de Pessoas, Comitê Local de Gestão Ambiental e Núcleo de Gestão da Qualidade. Coordena o Programa Embrapa & Escola e participa dos programas de equidade de gênero e raça, que atinge os 353 empregados, 210 estagiários e os 24 terceirizados.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Visita do CETRES\UCPel à Embrapa Clima Temperado.
O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) realizou visita à unidade sede da Embrapa Clima Temperado. O grupo foi recebido pelos funcionários do Núcleo de Resposabilidade Social (NURES) que acompanhou as senhoras em um passeio pelas instalações e pelos campos experimentais da Unidade Sede. A visita terminou com a realização de um lanche no centro de convivência da Sede.

terça-feira, 22 de outubro de 2013
Fotos da atividade de formação do NUDEC - Rural
As atividades
de capacitação promovidas pelo COEP - Pelotas aos moradores da zona rural
continuam. Dessa vez, eles receberam um treinamento teorico de combate a
incêndios pelo facilitador da Defesa Civil Adejar, vulgo CJ. Confira as fotos:
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Doações de brinquedos para o Programa Embrapa & Escola
O Programa Embrapa & Escola envolve ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes sobre a importância da Ciência & Tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro. O Programa foi criado em outubro de 1997 pela Assessoria de Comunicação Social - ACS - da Embrapa. Adotado nas Unidades da Empresa, conta com a participação voluntária dos empregados. Já beneficiou cerca de 1 mil e 600 estudantes em todo o Brasil. Com a rápida urbanização brasileira nos últimos vinte anos, grande número de crianças e jovens desconhecem o que acontece na zona rural. Muitos não sabem que os alimentos que consomem e as roupas que vestem são, em sua maioria, originárias do campo.
Na Embrapa Clima Temperado ações voltadas aos jovens estudantes de 5ª a 9ª séries da rede municipal, estadual e particular têm se intensificado desde 2006 com a criação do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP no município de Pelotas. O Comitê é sediado na Unidade e coordenado por integrantes das equipes da Área de Comunicação e Negócios - ACN, Núcleo de Responsabilidade Social - Nures e da Área de Gestão de Pessoas – AGP, cumprindo com a missão de colaborar no fortalecimento da educação básica do país.
A responsabilidade de mobilizar jovens para a questão de cidadania, educação ambiental e informações tecnológicas constitui um grande desafio para a Unidade. Os objetivos são: desenvolver hábitos de convivência solidária, onde o respeito às diferenças implica reconhecer e compreender que a diversidade é positiva e enriquecedora, além de levar os jovens a analisarem criticamente a sociedade em que vivem, assumindo assim, responsabilidade social e ambiental. Para isto, as ações buscam estimular um processo de conscientização e mobilização construídos no dia-a-dia, no qual a prática escolar assume um papel privilegiado.
Para tal, oferecemos atividades como palestras, visitas guiadas e passeios ao ar livre. Além disso, oferecemos espaço físico para recreação e atividades lúdicas. Portanto, contamos com a sua ajuda para continuarmos esse trabalho de educação: precisamos de brinquedos e materiais lúdicos para realizarmos as atividades educativas. Esses brinquedos podem ser individuais (por exemplo: bilboquê, ioiô, bambolê, perna-de-pau, etc.) ou coletivos (bolas, cinco marias, dominó, quebra-cabeças, etc.)
Quem tiver esses materiais para doar pode entrar em contato pelo e-mail coeppelotas@gmail.com ou pelo telefone (053) 3275 8217
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Assinar:
Comentários (Atom)




