O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente. O Nures apresenta, anualmente, um plano de ação que integra a agenda Institucional e a agenda da Rede Nacional de Mobilização Social, articulando com Setor de Gestão de Pessoas, Comitê Local de Gestão Ambiental e Núcleo de Gestão da Qualidade. Coordena o Programa Embrapa & Escola e participa dos programas de equidade de gênero e raça, que atinge os 353 empregados, 210 estagiários e os 24 terceirizados.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fotos da atividade da Semana do Meio Ambiente na Escola Municipal Garibaldi





























Semana do Meio Ambiente da EMBRAPA



Começaram hoje as atividades da Semana do Meio Ambiente da EMBRAPA. O tema deste ano é “Cooperação Pela Água”. Nesse primeiro dia, na parte da manhã, a escola municipal de ensino fundamental Garibaldi recebeu os técnicos e pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado para apresentação de tecnologias. 
  Localizada na zona rural de Pelotas, a escola ofereceu aos seus estudantes uma aula sobre a manutenção da água salobra, das dificuldades do tratamento da poluição nos reservatórios e da importância do cuidado no descarte de lixo, muitas vezes feito em rios. Ou seja, os cuidados necessários para a preservação de água potável. Foi apresentada pelos técnicos uma demonstração de um sistema de tratamento de águas poluídas, onde as crianças puderam observar as fases do processo de limpeza da água


O professor Paulo, que ministra a aula de técnicas agrícolas para a sétima série do colégio, ressaltou a relevância desse tipo de atividade na escola: “É muito importante. Nós tratamos desse tipo de assunto em sala de aula, mas sempre quando vem alguém de fora, ainda mais com o know-how da EMBRAPA, nos auxilia muito.”
Além da apresentação do tratamento de água, a escola visitou a propriedade do produtor rural José Luiz “Maneco” Portantiollo. Lá está instalada uma fossa séptica, tecnologia usada no tratamento do esgoto caseiro.
A diretora da escola, Lúcia Cristina M. Dos Santos, comentou: “Esse tipo de atividade, sobre a água, nos oferece um suporte pedagógico muito importante. É uma questão lúdica e de melhoria de qualidade de vida, pois a prática é mais fácil de ser levado para a vida deles. Como estudantes, eles levam muita coisa para as suas famílias.”
Durante a tarde, as atividades serão realizadas na unidade Sede, com mesa redonda sobre gestão de resíduos e debates.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Visita da E.M.E.F João da Silva Silveira à Sede



         Foi realizado na Sede mais uma edição do projeto Embrapa & Escola. Este projeto, de caráter social e continuado, visa aproximar as escolas das atividades da EMBRAPA, valorizando o meio rural, o trabalhador do campo e as riquezas naturais.

Os técnicos Ana Paula Krüger e Diego Viégas apresentaram para um grupo de 40 crianças, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, o papel da água em suas vidas e em sua comunidade, a necessidade de preservação da mesma, além do tratamento do recurso hídrico na Unidade. “É fundamental transmitir a importância da água para as crianças desde cedo”, afirma a coordenadora do projeto Diná Bandeira.